O DESCANSO DA PESCA
As cidades litorâneas da Baixada Santista são bastante conhecidas pelos paulistas que descem a serra nos feriados e finais de semana.
Passados os seus dias turísticos, essas cidades continuam o seu pulsar, caminhando com seus costumes, população e correrias cotidianas. Nunca param.
O mar, a maresia e os grãos de areia, sempre presentes, vão trazendo suas poesias. A vida caiçara continua e seus habitantes seguem cada um com suas vidas e costumes.
A exposição traz o olhar de Fernanda Morbeck, fotógrafa, e as poesias de Márcia Neves, escritora, sobre a pausa dos trabalhos de pesca, o descanso, o respiro. Através das fotos e poemas, elas apresentam a realidade visual e sentimental dos pescadores que passam a noite jogando suas redes e em seus barcos bailam com as ondas do mar. Sem esquecer, jamais, de clamar ao sagrado por bons resultados, já que naquelas águas depositam todo seu viver.
IG: @mbkfotografia
Fernanda Morbeck é Pedagoga e Fotógrafa documental independente. Busca registrar o espaço urbano e a relação das pessoas com esses lugares. Idealizadora do Coletivo Feminino de Fotografia [@fotocoletivoelas], realiza mais três projetos com seu trabalho: registros de amores anônimos [@quemecontinua], detalhes que muitas vezes não são observados no cotidiano [@encantonocaos] e fotografias da cidade onde reside [@pelasruasdapg].
Teve seu trabalho selecionado para três exposições coletivas: Festival de Educação, Meio Ambiente e Arte, 2022, SP; Festival de Fotografia de Amparo – SP, 2023: Labirinto Feminino e Festival de Fotografia de Paranapiacaba – SP, 2024. Realizou em 2024 sua primeira exposição individual, O Descanso da Pesca, no Palácio das Artes em Praia Grande – SP.
IG: @profa.marcia.seven
MÁRCIA MARIA SANTOS NEVES, professora, graduada em Letras pela Universidade Católica de Santos e pós-graduada em Alfabetização e Letramento pela Universidade Santa Cecília; multiplicadora do EducaMídia; brasileira, baiana de origem, vicentina e santista de coração, mamãe do Yohan, amante das letras e da poesia e apaixonada pela educação. Autora do livro de poesia “Grades de liberdade” e do livro infantil “Poesia – o lugar encantado das crianças”. Coautora no manifesto “Korja Sacrílega”. Participou da 1ª Copa Poesia Portugal e da IV Copa Poesia Brasil em 2022 pela Cronópolis. Com mais de cem textos publicados no site Recanto das Letras. Desde 2002 reside no litoral sul do estado de São Paulo. Acredita na força reflexiva de suas poesias e busca tocar o coração de seus leitores a cada escrito que publica. Co-autora em mais de 10 antologias.