top of page
Foto do escritorLuiz Primati

REFLEXÕES Nº 128 — 04/08/2024

Máquina de escrever antiga
Imagem criada com a ferramenta de IA Midjourney

 

AUTOR LUIZ PRIMATI


LUIZ PRIMATI é escritor de vários gêneros literários, no entanto, seu primeiro livro foi infantil: "REVOLUÇÃO NA MATA", publicado pela Amazon/2018. Depois escreveu romances, crônicas e contos. Hoje é editor na Valleti Books. Em março lançou seu livro de Prosas Poéticas, "Melancolias Outonais" e o romance de suspense "Peter manda lembranças do paraíso" estará disponível em julho de 2024.

 

DÚVIDAS EXISTENCIAIS

Refletindo sobre a existência, questionamentos profundos surgem em minha mente, ecoando desde tempos remotos. Quais são minhas atribuições neste mundo? Por que estou aqui? Para onde nos dirigimos? O que me reserva o futuro? Existe uma continuidade após a morte?

Desde jovem, encontrava paz ao deitar-me sob os raios do sol e contemplar o céu azul, observando as nuvens dançarem ao capricho dos ventos. Por horas a fio, eu me perdia na contemplação das formas que surgiam e desapareciam. No entanto, minha mente ultrapassava os limites visíveis.

No vasto espaço, além do infinito, minha imaginação buscava vislumbrar a presença divina ou qualquer entidade responsável pela criação do universo. Nessas divagações, me perdia em dúvidas incessantes: será que Deus existe ou será que o universo surgiu de uma explosão chamada Big Bang?

A verdade é que jamais chegava a uma conclusão. E, quando me dava conta do meu estado de imersão nesses devaneios, quase me perdia em um universo paralelo, à beira da insanidade.

Refletir sobre Deus, o universo, o infinito e todas essas elucubrações mentais apenas solidifica minha convicção de que não estou aqui por mero acaso. Existe um propósito em meio a tudo isso, pois se estivesse resignado e aceitasse tudo que me é apresentado, não seria verdadeiramente eu. Sou movido por uma inquietação interna.

Desejo explorar, descobrir que este local não marca o fim, mas apenas o começo de algo grandioso. Por que haveria vida somente na Terra, quando Deus criou um universo colossal e infinito?

São bilhões de galáxias, trilhões de estrelas, quase 100 constelações oficialmente reconhecidas, sem mencionar os possíveis bilhões de planetas existentes. Então, por que o Todo-Poderoso do universo conceberia tudo isso se fôssemos os únicos habitantes desse imenso jardim?

É hora de permitirmos que nossos pensamentos viajem e questionem se somos dignos de conhecer a verdade, pois é somente a verdade que nos liberta.

Assim, deixo apenas um pensamento: qual é o papel desempenhado por cada um de nós nesta encarnação?

Como dizia o filósofo francês Jean-Paul Sartre, “A existência precede a essência”. Para Sartre, somos condenados à liberdade, responsáveis por dar sentido às nossas vidas através das escolhas que fazemos. Em contraste, Martin Heidegger, outro grande filósofo existencialista, nos convida a confrontar a questão do ser, reconhecendo nossa mortalidade como um meio de viver autenticamente.

Platão, por outro lado, acreditava na existência de um mundo das ideias, um reino imutável e eterno, que contrastava com o mundo material, transitório e imperfeito. Segundo ele, nossa alma está em constante busca por esse mundo superior, sugerindo uma continuidade após a morte.

Já para Friedrich Nietzsche, a vida deve ser vivida plenamente no aqui e agora. Ele propôs a ideia do eterno retorno, onde cada ação deve ser vivida como se fosse se repetir eternamente. Sua filosofia nos desafia a criar nossos próprios valores em um universo aparentemente sem propósito.


 

AUTORA ZÉLIA OLIVEIRA


ZÉLIA OLIVEIRA é natural de Fortuna/MA, reside em Caxias-MA, desde os 6 anos. É escritora, poetisa, antologista. Pós-graduada em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Professora da rede pública municipal e estadual. Membro Imortal da Academia Interamericana de Escritores (cadeira 12, patronesse Jane Austen). No coração de Zélia, a poesia ocupa um lugar especial, gosta de escrever, afinal, a poesia traz leveza à vida. Publica no Recanto das Letras, participa com frequência de antologias poéticas, coletâneas, feiras e eventos literários. É organizadora e coautora do livro inspirador "Poetizando na Escola Raimunda Barbosa". Coautora do livro “Versificando a Vida”.

 

PERSISTÊNCIA


Tentam me fazer desistir,

Mas persisto em minha insistência.

Cultivo paciência,

Preciso prosseguir.


Tentam me contaminar

Através de comentários negativos,

Silencio meus ouvidos

Sempre lembro de meus objetivos.


Na luta constante

Procuro ser perseverante.

Medito sobre as borboletas monarcas,

Mesmo faltando quase 70% de suas asas

Ainda conseguem voar.

Então, eu não posso desanimar!


Cada dia é uma oportunidade

De recomeçar, continuar...

Imbuir-se de determinação, resiliência

E ser contínua na persistência.


 

AUTORA LUCÉLIA SANTOS


LUCÉLIA SANTOS, natural de Itabuna-Bahia, escritora, poetisa, cronista e contista e antologista. Escreve desde os 13 anos. É autora do livro "O Amor vai te abraçar" e coautora em diversas coletâneas poéticas. Seu ponto forte na escrita é falar de amor e escreve poemas e minicontos infantis.

 

SIGA EM FRENTE


Nunca vi pessoas fortes não terem passado por momentos difíceis… 


Pensamos às vezes que não somos capazes de resistir a muitas coisas, até passar por elas e saímos mais fortes e maduros.


Nada de ruim dura para sempre. Não é fácil passar por provações de fogo, tristezas, decepções… mas, tudo isso nos ensina a viver e nos prepara para situações futuras, e um dia ouviremos que somos fortes! 


Então, poderemos até mesmo dar um conselho para alguém que amamos, e saberemos nos proteger e nos prevenir. 


Não se paralise diante das mudanças, elas também servem para nos ensinar, portanto, o ideal é nos adaptar a cada uma delas, felizes, por estarmos respirando e por poder realizar o que desejamos. 


Os desafios costumam nos mostrar o quanto somos capazes e corajosos. A coragem não é a ausência do medo, é a capacidade e seguirmos firmes mesmo sentindo medo. 


Cada um de nós carrega uma história, a dádiva da vida e o dom de ser feliz. 


Converse um pouco consigo mesmo, se dê força e incentivo, feche os olhos e se abrace.


Siga em frente…  


 

AUTOR WAGNER PLANAS


WAGNER PLANAS é nascido em 28 de maio de 1972, na Capital Paulista, estado de São Paulo, Membro da A.I.S.L.A — Academia Internacional Sênior de Letras e Artes entre outras academias brasileiras. Membro imortal da ALALS – Academia Letras Arttes Luso-Suiça com sede em Genebra. Eleito Membro Polimata 2023 da Editora Filos; Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Mairinque pelo vereador Edicarlos da Padaria. Certificado do presidente da Câmara Municipal do  Oliveira de Azemeis de Portugal. Autor de mais de 120 livros entre diversos temas literários, além de ser participante de 165 Antologias através de seu nome ou de seus heterônimos.

 

AMOR, UMA DÁDIVA DIVINA


por J.L. Gomes


Quanto vale um amor?

Quantas vezes deixamos de amar por pequenos empecilhos que são colocados em nossa vida, pequenas pedras para nossos tropeços.

Ah! Pelo amor, tudo vale à pena!

Toda caminhada é distante se você não der o primeiro passo!

E a cada passo que você der, um passo menor ela fica. É fácil? Não, não é!

A felicidade é garantida? Não, não é!

Mas nenhum pássaro aprender voar se não sair do ninho.

Ninguém verá a luz sem sair da caverna.

As pessoas se machucam, sim e muito, mas através de suas cicatrizes, elas são capazes de aprender com seus acertos e erros, tornando-se mais experientes para cada momento, para cada próximo passo da vida.

A vida continuará sendo uma caixa de surpresas, você estando ao lado da pessoa que ama ou não, a vida não cem com o manual de instrução

Mas quando o bebe nasce ele aprende a engatinhar, depois ele aprende a andar segurando as paredes, até andar sem escorar em nada, correr, viver, somos assim com nossa vida, aprendemos a trocar olhares, nos apaixonar, a querer, a sonhar, amar e nos entregar, mas a tal felicidade, depende de nós e de Deus.

Arrisque-se a vida é uma só, abra as casas que leve ao seu coração, trace seus projetos de conquistas, o amor é doloroso tanto quanto é belo, até as rosas carregam seus espinhos, às vezes uns são muitos mais dolorosos que outros, acontecem, são os ensinamentos da vida.

Espalhe o amor, doe-se para a vida.

E no final, faça valer à pena

O Amor, a vida é uma dádiva a poucos doada, e muito a ser compartilhada.  

 

AUTORA STELLA_GASPAR


Natural de João Pessoa - Paraíba. Pedagoga. Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Mestre em Educação. Doutora em Educação. Pós-doutorado em Educação. Escritora e poetisa. Autora do livro “Um amor em poesias como uma Flor de Lótus”. Autora de livros Técnicos e Didáticos na área das Ciências Humanas. Coautora de várias Antologias. Colunista do Blog da Editora Valleti Books. Colunista da Revista Internacional The Bard. Apaixonada pelas letras e livros encontrou na poesia uma forma de expressar sentimentos. A força do amor e as flores são suas grandes inspirações.

 

PALAVRAS, MUITAS PALAVRAS


Acolhedoras, ternas, amáveis, aconchegantes.

Palavras são as vozes que nascem dentro da gente.

Palavras que acalmam nossos pensamentos, na comunicação entre duas ou mais pessoas. A partir de nossas falas, podemos ficar leves, como se os sorrisos nos abraçassem.

Penso em uma reflexão do poeta Mia Couto; quando ele diz: “nunca o nosso mundo teve ao seu dispor tanta comunicação. E nunca foi tão dramática a nossa solidão. Nunca houve tanta estrada. E nunca a visitamos tão pouco”.

Nas palavras, trazemos o nosso corpo junto. Possuímos linguagens que saem expressadas no nosso movimento. Nosso corpo, é o maior vocabulário, vivo em comunicação. Nele as palavras calam, com ele evocamos ecos de sentimentos, nossas palavras renascem a todo momento, como um caleidoscópio de histórias. Cada letra tem uma representação, letras que formam palavras apaixonadas, um nome, um símbolo, etc.

Nossas palavras são livres, espalhadas por nossos mundos.

Sinta a intensidade de cada uma, e perceba suas fortalezas.

Muitos dizem que: as palavras tem poder

Escolha, as mais aconchegantes, leves e as carregue consigo.

E que ao se deitar antes de dormir, saiba dormir e ao levantar-se acorde para sonhar,

Palavras felizes, todos os dias, como a escrita de uma carta de amor.


 

AUTORA MARINALVA ALMADA


Marinalva Almada é diplomada em Letras Português/Literatura e com uma pós-graduação em Alfabetização e Letramento pelo CESC/UEMA, encontrei no ensino a oportunidade de semear conhecimento e despertar amor pelas palavras. Sou professora nas redes públicas municipal e estadual. Tenho como missão transformar vidas através da educação e da leitura literária. Deleito-me com a boa música, a poesia, a natureza, os livros e as flores, elementos que refletem em mim uma personalidade multifacetada. Escrevo regularmente no Recanto das Letras, participo com frequência de concursos literários, antologias e feiras literárias. Em 2023 realizei o sonho de publicar pela Valleti Books, o livro Versificando a vida, juntamente com as amigas Cláudia Lima e Zélia Oliveira.

 

RAPIDEZ


O tempo encurtou ou foi a correria que aumentou?

Mal a gente deita, amanhece.

Mal amanhece, o dia acaba.

Será impressão minha ou o tempo está passando muito rápido?

Será que estou trabalhando muito ou são as minhas forças que estão diminuindo?

Não estou conseguindo acompanhar o avanço da tecnologia.

As mudanças acontecem da noite para o dia. Todo dia é uma novidade.


 

AUTORA SIMONE GONÇALVES


Simone Gonçalves, poetisa/escritora. Colaboradora no Blog da @valletibooks e presidente da Revista Cronópolis, sendo uma das organizadoras da Copa de Poesias. Lançou seu primeiro livro nesse ano de 2022: POESIAS AO LUAR - Confissões para a lua.

 

ADEUS


As lágrimas foram inevitáveis...

Senti uma dor imensurável.

Você partiu.

Dessa vez, eternamente...

Eu sei.

Dessa vez, meu coração se quebrou... por inteiro.

Nada de esperança...

Nada de poder acreditar em "quem sabe, algum dia", voltamos a ficar juntos.

Agora, tudo ficou para trás, viveremos apenas das nossas lembranças juntos.

Viveremos com a dor da eterna saudade.

Mas com a certeza de que nosso amor

Perdurará por todos os caminhos que trilharmos...

Por toda eternidade.

Porque nosso amor nos uniu pela alma,

E nada irá apagar nossa história.

E tudo que vivemos.


Saiba então ...

Que meu coração

É para sempre teu.

Não importa a distância,

O tempo que passar ...

Eu sempre vou te amar!


 

AUTOR ANDRÉ FERREIRA


ANDRÉ FERREIRA, 46 anos, solteiro, é natural de São Paulo, cidade onde vive até hoje. De religião cristã, André valoriza profundamente os ensinamentos de sua fé. Filho de Elza, uma paulistana determinada, e de Luís, um bon-vivant, André foi criado com amor e sabedoria por sua avó Maria, a melhor das avós. Apaixonado por atividades físicas, André também aprecia uma boa conversa, a leitura de livros enriquecedores, além de se encantar com a arte e a poesia.

 

A LIBERAÇÃO DO PERDÃO


Na vida nós vivemos

errando e aprendendo,

a vida é um jogo

de perde e ganha

onde muita gente sofre e apanha

e com a velhice nos rendemos

as coisas simples

e seguimos em frente

nos desprendendo cada vez mais

dos bens matérias

e deixamos de brigar

por coisas tão banais.


Alguns sentem arrependimento,

mas imersos de tanto o orgulho

não conseguem

se render as desculpas

e continuam alimentando a culpa

que vive perambulando

na sua consciência

donde ninguém pode fugir.


Viemos ao mundo despidos

deixando todos

à nossa volta lépidos

nascemos, crescemos

e envelhecemos

e ao final da vida

quando morremos

não levamos nada ao não ser

os bons momentos

de uma vida que foi vivida.


E nessa intensa trajetória

vale a pena guardar na memória

algo de bom que você viveu dentro dessa história

a moral de tudo isso é que

nós devemos matar o orgulho

e entender que o rancor

é um veneno

que você toma pensando

que vai matar o outro,

mas na realidade

quem morre é você

portanto a liberação

do perdão para um irmão

é nada mais, nada menos

que a liberação do perdão

para si mesmo.


 

21 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentario


Abraços, belas inspirações! 😍😊🤗

Me gusta
bottom of page